HIStória de Leave Me Alone

15:50 Larissa Katharine 0 Comments


Leave Me Alone é uma canção de Bad, de 1989, que foi lançada como o oitavo single do álbum. O clipe foi dirigido por Jim Blashfield e ganhou como melhor videoclipe no Grammy Awards de 1990, além de ser parte do filme Moonwalker. 

Capa do Single
Vamos analisar a história envolvida na música e em seu clipe:

Michael sempre foi muito assediado pela mídia pelo seu enorme sucesso, mas também por ser considerado pela mídia como alguém excêntrico e polêmico.  Tanto a música quanto o clipe passam um recado de Michael para a mídia, criticando a forma como os tablóides eram sensacionalistas e pedindo para ser deixado em paz.

"I don't care what you talkin' 'bout baby

I don't care what you say" - trecho da música


"Não me importo com o que você está dizendo, baby
Eu não me importo com o que diz" - tradução

No clipe da música, Michael decide falar sobre algumas manchetes e boatos levantados sobre ele: 

Câmara Hiperbárica
As câmaras hiperbáricas são equipamentos utilizados na medicina, onde o paciente é submetido à inalação de oxigênio puro, o que muitas vezes é indicado para cicatrizar ferimentos. Existem câmaras para vários pacientes ou individuais, nas quais os pacientes ficam deitados durante a sessão. (editado de fonte1/ fonte2)

O problema porém é que muitos acreditavam que Michael usava uma câmara hiperbárica como "fonte da juventude" ou que dormia dentro de uma para conseguir viver até 150 anos (ou, como diziam os mais impressionados, até os 300 anos de idade). Todos esses boatos foram ainda "reafirmados" com uma foto de Michael deitado dentro de uma câmara: 


Segundo a biografia de J. Randy Taraborelli, Michael conheceu as câmaras hiperbáricas após ter sofrido queimaduras no couro cabeludo durante as gravações dos comerciais da Pepsi (lembrando que essas câmaras ajudam na cicatrização de ferimentos). Michael teria se interessado, mas não comprou a câmara, mas tirou a foto dentro do equipamento.  
A repercussão do episódio foi tamanha que foi retratada na capa de um álbum póstumo:
Corte da capa do álbum "Michael" mostrando o desenho de Michael dentro da câmara
O Homem Elefante
O jornal diz: Michael irá comprar o esqueleto do Homem Elefante
Joseph Merrick nasceu em 1862 e ficou conhecido como o o Homem Elefante devido sua aparência física deformada devido uma doença congênita. O homem passou a ser exibido em show de aberrações de um circo. Morreu aos 27 anos e seu esqueleto é preservado até hoje, e já havia sido exposto no Hospital Real de Londres. A vida de Joseph chamou muita atenção do público, e já foram feitas peças de teatro e até um filme sobre sua vida, além de livros.(editado de fonte)
O Homem Elefante voltou a ser mencionado depois dos boatos de que Michael Jackson iria comprar seu esqueleto, o que não aconteceu. No clipe, Michael dança com o esqueleto do Homem Elefante como se estivesse em exposição num circo, assim como Joseph. 
Michael dança com o esqueleto
Esqueleto do Homem Elefante
Santuário de Elizabeth
Outra história abordada é de um santuário que Michael teria em Neverland, dedicado à Elizabeth Taylor, com fotos, bilhetes e outros artigos. O fato é que ambos sempre foram amigos íntimos, e Michael sempre foi admirador do trabalho de Liz. A mídia colocou o que seria apenas uma homenagem como algo estranho e obsessivo. No clipe, Michael passa por uma parte do seu trajeto que seria uma sugestão desse "santuário". (informações de)
Michael olhando as fotos e vídeos de Elizabeth no clipe

Jornal diz: Michael constrói santuário/altar para Liz
Parque de diversões
Michael é feito de base para um parque de diversões construído sobre ele no clipe, o que simboliza que todas essas matérias querem divertir o público usando Michael para isso, vendendo uma versão distorcida de sua imagem.
O parque
Foto dos bastidores da gravação
Durante todo o clipe é possível ver cachorros de terno e gravata, com olhares perdidos e ao mesmo tempo intrigados sobre o parque de diversões em que se encontram. É possível entender que esses cachorros são quem escreve as notícias mentirosas no tabloide ou até  mesmo quem lê (e acredita nisso). Em determinada parte do clipe, um desses cães está prendendo uma das mãos de Michael, simbolizando que a mídia tenta prender a imagem de Michael e construir o parque de diversões sobre ele.

No final do clipe, Michael destrói esse parque ao se erguer, reagindo a todas essas mentiras e mostrando que supera tudo isso.

 Ele também passa essa mensagem em trechos da música:
"Ain't no mountain that I can't climb baby" 
Ao dizer que não há montanha que ele não possa escalar, a montanha são as mentiras da mídia que são todas superadas por ele. 

Ao dizer que "Tudo está sendo do meu jeito", Michael se refere ao marketing. Muitas dessas histórias  divulgadas pela mídia foram estratégia de marketing da própria equipe de Michael, e ele diz isso mostrando que, no final das contas, ele ainda está controlando a mídia para fazer as coisas do seu jeito.

Nesse trecho, Michael mostra que é usado como moeda pela mídia. 

Essa foi a análise* do clipe e da música, espero que tenham gostado! 
*Essa análise foi feita através de pesquisas e conclusões pessoais da autora do blog.

0 comentários: