Captain EO

10:19 Larissa Katharine 0 Comments


Captain EO é um filme em 3D estrelado por Michael Jackson, e dirigido por Francis Coppola que originalmente foi atração nos parques da Disney entre 1986 e 1990, em lugares como Epcot, Disneyland, Tokyo Disneyland e Disneyland Paris, tendo sendo fechado na última apenas em 1998. 
A atração foi reaberta nos parques em 2010 como Captain EO Tribute em homenagem à morte de Michael. Atualmente a atração foi novamente desativada para dar lugar a outra. 

Uma sala de exibição, com capacidade para mais de 300 pessoas


O enredo

O filme conta a aventura de Captain EO com a tripulação de sua nave espacial em uma missão especial de entregar um presente para uma "líder suprema" alienígena de outro mundo, que é cheio de metal, vapor e podridão. 
Ao chegar no planeta, a tripulação é capturada e condenada, mas Michael diz para a Líder Suprema que ele consegue ver beleza escondida nela e em seu mundo, e que a chave para mostrar isso seria sua música. 

Pôster


Personagens e elenco

Captain EO - Michael Jackson 
Supreme Leader - Anjelica Huston

Líder Suprema e Captain EO
Hooter - Tony Cox 
Fuzzball 
The Geex (Idee & Odee) - Dee Lee Carrington & Cindy Sorenson
Major Domo - Gary DePew
Minor Domo (compartimento de Major Domo)

Da esquerda: The Geeex, Captain EO e Fuzzball, Hooter e Major Domo

Efeitos Especiais

Além de fazer pleno uso da tecnologia 3D, o filme é considerado um dos primeiros filmes em 4D, pois se estendia para o público, com lasers, efeitos de fumaça e starfields (que não foram usados na versão de 2010). O curta de aproximadamente 17 minutos custou cerca de 300 milhões de dólares para ser produzido, sendo um dos curtas mais caros de todos os tempos.

Ficha Técnica

Direção: Francis Coppola
Roteiro: George Lucas
Escritor-produtor: Rusty Lemorande
Da esquerda: George Lucas, Michael e Francis Coppola

Curiosidades

O nome
A ideia de Captain EO foi do diretor Francis Coppola, baseado no nome da deusa grega que personifica o amanhecer chamada Eos. Um ótimo nome, pois Michael despertou a luz no planeta de podridão em que a Rainha Suprema e seus súditos viviam. 

A direção
Michael queria que Steven Spielberg ou George Lucas prozudissem o filme. Spielberg recusou, pois estava trabalhando em outro projeto, mas Lucas aceitou o projeto. 
Chamar Francis Coppola para a direção foi ideia de Lucas, já que eram amigos desde 1968. 
Vale ressaltar que George Lucas ficou famoso pela franquia de Guerra nas Estrelas!

Líder Suprema
A atriz Anjelica Huston levava cerca de 3 horas para terminar sua maquiagem, e um período de 7 horas para se caracterizar completamente. O mais curioso é que Michael pediu para que ela usasse a roupa e maquiagem todos os dias da gravação (que durou cerca de três semanas), mesmo quando não estivesse gravando. 
Em entrevista, ela disse: "Eu me irritei um pouco com esse pedido porque levava muito tempo e eu sabia que não iria gravar. Mas eu o fiz e lembro do momento em que ele começou a cantar, (...) eu nunca presenciei uma transformação como essa. O poder de sua voz (...). Michael foi um gênio no que fazia e era capaz de praticamente fazer qualquer coisa no palco. Eu acho que ele foi extraordinário." 

MTV
A única vez em que o curta foi ao ar na televisão foi em 1996, transmitido pela MTV. O filme nunca foi lançado oficialmente em formato algum. 

Making Of

Há um especial do Disney Channel que mostra os bastidores do curta, com cenas inéditas, que pode ser assistido no youtube: 

                       

0 comentários: