HIStória de Scream

19:00 Larissa Katharine 0 Comments


Scream é uma música do álbum HIStory: Past, Present and Future com parceria de Janet Jackson. Ambos já haviam colaborado antes, em Thriller, na música P.Y.T (Pretty Young Thing). A letra é dos irmãos em parceria com Jimmy Jam e Terry Lewis, que já trabalharam com Janet em músicas dela. 
Foi o primeiro single dessa era, lançado em 31 de maio 1995 com a canção Childhood no lado B. A música acabou vazando para uma rádio treze dias antes do lançamento oficial.

Capa de Scream/Childhod
enredo da música é um protesto contra as mentiras inventadas e propagadas pela mídia, as acusações de pedofilia contra Michael e também da forma com que a mídia estava abordando seu casamento com Lisa Marie Presley. 
Na época, os tabloides tinham acabado de inventar o odioso e famoso termo pejorativo "Wacko Jacko", que pode ser traduzido para "Jackson Maluco".

"Cansado de você dizendo a história do seu jeito. Você está causando confusão" 
A música acusa a mídia o tempo todo de ser sensacionalista e mentirosa, de nunca mostrar os dois lados da história e acabar classificando Michael como louco e condená-lo mesmo antes de um julgamento.



O clipe de Scream tem 4 minutos e 47 segundos e foi dirigido por Mark Romanek. Os irmãos fogem da Terra em sua nave, buscando um alívio da pressão das câmeras, mentiras e notícias ruins. Em seu lançamento na televisão, numa entrevista de Michael e Lisa Marie Presley, estima-se que foi assistido 64 milhões de pessoas.
O vídeo é considerado o mais caro da história da música, com um orçamento de $7 milhões de dólares! O diretor comenta em seu documentário The Work of Director Mark Romanek que discorda e que existem vídeos mais caros que esse. "Eles queriam algo grande em pouco tempo, então tive que construir coisas grandes", diz. 

Segundo ele, o clipe deveria estar pronto em 7 semanas - e foram gastas 2 só para planejar e montar, além de outras duas semanas para as gravações.

Lista de gastos: $600 mil dólares nos 11 dias de gravação

$175 mil na iluminação

$80 mil no telão

$40 mil na coreografia

$53 mil nas 22 guitarras Gibson 

$5 milhões nos outros 11 cenários

O clipe foi indicado em 11 categorias do MTV Video Music Awards, VMA, em 1995 e venceu algumas categorias: Melhor Vídeo de Dança, Melhor Coreografia, Melhor Direção de Arte.

Também ganhou um prêmio da Billboard Music de Melhor Vídeo de Pop/Rock. Em 1996, ganhou um Grammy de Melhor Videoclipe.


Em 2001, a VH1 o elegeu na nona posição da lista de 100 Maiores Vídeos de Música. E em 2011 foi votado na Billboard como o segundo maior vídeo da década de 1990.


Fontes: 
Wikipedia
Dazed
Forbes
SongFacts 

0 comentários: